QUARTA, 10/04/2019, 19:20

Reunião Pública na Câmara terá representantes da Anatel e acionistas da Sercomtel

Presidente de Comissão Especial do Legislativo diz que vereadores querem transparência e segurança jurídica para avaliar a proposta de recuperação da empresa.

A reunião pública é para ouvir todos os envolvidos no processo sobre os planos para reestruturar a Sercomtel e impedir que a companhia perca as licenças de operação junto à Agência Nacional de Telecomunicações. A assessoria da Câmara de Vereadores informou que o presidente da Sercomtel, Cláudio Tedeschi, confirmou participação. O prefeito Marcelo Belinati, que também foi convidado, vai enviar como representante o secretário de Governo, Juarez Tripadalli. O diretor-presidente da Copel, Daniel Slaviero, foi chamado, mas a empresa ainda não confirmou se ele vem ou se vai mandar algum representante.

O vereador Eduardo Tominaga, presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Sercomtel, diz que a Anatel também garantiu presença e deve ser representada pelos superintendentes de Controle de Obrigações, Carlos Manuel Baigorri, e de Competição, Abraão Balbino e Silva. Os representantes da empresa Dez de Dezembro, que é sócia minoritária da Sercomtel e apresentou proposta oficial para assumir o controle da companhia, também confirmaram participação.

Tominaga diz que a ideia principal do encontro é trazer transparência e segurança jurídica aos vereadores nesse processo de reestruturação da Sercomtel.

A estatal londrinense, que tem como sócios majoritários o município, com 54,9% das ações e a Copel, com 45%, enfrenta um processo de caducidade aberto pela Anatel em 2017 e que foi suspenso por 120 dias no fim de março. O vereador diz que o prazo é curto e que a Sercomtel tem até julho para apresentar uma série de medidas capazes de recuperar as condições econômico-financeiras da empresa, seja privatizando ou mantendo a estrutura atual da companhia.

Na terça-feira, a Prefeitura protocolou na Câmara o projeto de lei que autoriza a alteração do controle acionário da Sercomtel. A matéria já foi encaminhada para análise das comissões permanentes da Casa. A Reunião Pública será nesta sexta-feira, às 14 horas, na Sala de Sessões do Legislativo.

Comentários