QUINTA, 14/05/2020, 15:03

Revitalização externa da Biblioteca Municipal está pronta

Apesar de algumas ressalvas, a secretaria recebeu a obra, que inclui melhorias também do lado de fora do Teatro Zaqueu de Melo.

A Biblioteca Municipal de Londrina está fechada por conta da pandemia, mas antes da suspensão das atividades, a empresa responsável pela revitalização da parte externa entregou a obra do prédio. O Secretário Municipal de Cultura Caio Cesaro explica que esse serviço está entre os três que tiveram uma série de atrasos e transtornos porque a empreiteira não deu conta da demanda. A Biblioteca foi entregue, com algumas ressalvas. As demais, como a construção da Secretaria de Educação no antigo Mercado Quebec e a reforma do Moringão continuam paradas.  

Do lado de fora foram feitas obras emergenciais, já que o espaço não recebia reformas há cerca de 20 anos. O telhado foi trocado para barrar as infiltrações, houve a substituição das calhas de água da chuva. Além disso, toda a fachada externa da Biblioteca e do Teatro Zaqueu de Melo, que fica no prédio anexo foi pintada. O secretário destaca como outra melhoria a troca das pedras de pequeno pavimento das calçadas, conhecidas como petit-pavê. Antes elas estavam soltas, o que causava acidentes de pedestres. A obra começou em agosto do ano passado e custou mais de R$ 300 mil.

A Biblioteca está com as atividades suspensas, mas reabre assim que autorizada, por conta da pandemia. O secretário ressalta que a prefeitura iniciou a pintura interna do prédio. Mas, ainda não terminou.

Já o Teatro Zaqueu de Melo, que está interditado pelo Corpo de Bombeiros desde 2017, não deve abrir tão cedo. O prédio precisa de adequações maiores e esse tipo de obra não está no orçamento da prefeitura.

Por Claudia Lima

Comentários