SEGUNDA, 22/06/2020, 06:10

Saiba onde e quando buscar atendimento para casos suspeitos da Covid-19 em Londrina

A secretaria municipal de saúde designou unidades específicas para atender pacientes com sintomas da doença. 

Saber onde procurar ajuda médica é importante nesta época do ano, quando o frio chega e com ele, os problemas respiratórios. Desde o início da pandemia, seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina atendem exclusivamente casos de síndromes respiratórias. São elas Jardim Guanabara (centro), Bandeirantes (oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte), e Vila Ricardo (leste). Os atendimentos ocorrem das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Mas, a orientação é, antes de procurar atendimento, observar os sintomas. Quem está com coronavirus sente febre, dor de garganta, tosse seca, que podem evoluir para cansaço, dores no peito e faltar de ar e deve procurar uma unidade de saúde referência ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jd. Sabará. Esse último sintoma já deixa o paciente em estado de alerta e exige mais cuidados. A falta de olfato e paladar pode também ser uma característica do paciente infectado. Caso necessário, a equipe da UPA vai fazer o encaminhamento do paciente para internação no Hospital Universitário (HU), que é a referência regional no tratamento de Covid-19. Isso ocorre normalmente depois do 5º ou 7º dia da doença, quando aumenta a falta de ar, que é o estado máximo de alerta.

Mas, se os sintomas forem leves e desaparecerem em menos de 48 horas, não é preciso ir ao hospital, UBS ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol. Pessoas com mais de 60 anos ou com comorbidades como diabetes, problemas cardíacos, obesidade, asma, pneumopatia, imunodepressão têm que tomar ainda mais cuidado para não contrair a doença. Esses pacientes são os considerados de grupo de risco.

Com uma capacidade de atendimento de até 400 pacientes por dia, no início da pandemia, a UPA do Jd. Sabará atendia uma média de 60 a 80 pessoas diariamente. Neste período mais frio a demanda aumentou e os atendimentos giram em torno de 180 a 220 por dia. Já quem precisa de atendimento por conta de doenças crônicas já conhecidas, como asma, bronquite, sinusite e rinite e que não estejam com falta de ar e os sintomas relacionados ao coronavírus, pode procurar qualquer posto de saúde.

Além dos atendimentos presenciais, a secretaria de saúde disponibiliza um telefone para que as pessoas tirem dúvidas e busquem informações mais detalhadas. O Disque-Coronavírus funciona pelo 0800-400-1234. A ligação é de graça. Os atendentes, capacitados para a função, estão aptos para orientar os pacientes com sintomas. O número atende das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e é uma parceria da prefeitura de Londrina com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Por Claudia Lima

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