TERCA, 17/07/2018, 19:45

Sanepar diz que região vive a maior seca dos últimos 40 anos, mas descarta racionamento de água nesse momento

Consumo cresceu 6% em julho, mas gerente da empresa diz que situação está sob controle.

São mais de 30 dias sem chuva. E com a estiagem prolongada, o volume dos mananciais que abastecem a cidade anda lá embaixo. O gerente Regional da Sanepar aqui na região norte, Sérgio Bahls, afirma que é a maior seca registrada na região nos últimos 40 anos.

Segundo o gerente, apesar da queda na vazão de vários rios, a situação do abastecimento de Londrina ainda está sob controle, mas merece cada vez mais atenção.

Os dois principais responsáveis pelo abastecimento da região metropolitana de Londrina são o ribeirão Cafezal e o rio Tibagi. Segundo o gerente da Sanepar, somente o Tibagi é responsável hoje por 64% do abastecimento de Londrina, Cambé e parte de Rolândia.

Sérgio Bahls diz que nesse momento de escassez de água a população precisa ajudar e mudar alguns hábitos.

Bahls conta que a última vez que a cidade passou por um racionamento de água foi justamente na última grande seca registrada aqui na região, há 40 anos, e espera que a situação não volte a se repetir.

Pra piorar a situação, com o calor que tem feito ultimamente e o tempo seco, o consumo cresceu 6% nesses primeiros 15 dias de julho, uma preocupação a mais para a empresa.Segundo Sérgio Bahls, alguns grandes poços artesianos, que complementam o abastecimento de água da região, nos aqüíferos Serra Geral e Guarani, também sofrem com a estiagem.

Comentários