SáBADO, 04/04/2020, 08:28

Santa Casa prepara recurso contra liminar que determina distribuição de equipamentos de proteção para todos os seus funcionários

Hospital garante que tem seguido a risca o protocolo estabelecido no município com as diretrizes de combate ao coronavírus, e que não há a necessidade de todos os profissionais utilizarem os EPIs.

A Santa Casa de Londrina recebeu com surpresa a liminar expedida pela Justiça do Trabalho que determina que o hospital passe a oferecer os chamados EPIs, equipamentos de proteção individual, para todos os seus profissionais. A decisão é desdobramento de uma ação trabalhista movida pelo SinSaúde, que representa a categoria, dando conta de que apenas parte dos empregados da instituição teria recebido máscaras e luvas.

 Na liminar, a Justiça dá 48 horas para que a Santa Casa cumpra a determinação, e estabelece multa diária de R$ 200 por funcionário desassistido. O médico responsável pelo setor de infectologia do hospital, Walton Tedesco Júnior, adianta que a instituição pretende apresentar um recurso contra a liminar, mostrando que a unidade tem seguido a risca o protocolo estabelecido no município com as diretrizes de combate ao coronavírus.

O infectologista também garante que, dependendo do setor onde o funcionário atua, ele não precisa necessariamente utilizar todos os equipamentos previstos para o tratamento de casos de coronavírus.

O médico também rebateu um dos argumentos previstos na liminar, de que todos os funcionários precisam dos equipamentos por que não dá para saber quando eles estarão atendendo pacientes com coronavírus, uma vez que, em alguns casos, a doença é assintomática.

Se o recurso com os argumentos da Santa Casa não forem acatados pela Justiça, o hospital vai precisar cumprir a determinação prevista na liminar até o final da manhã desta segunda-feira.

Por Guilherme Batista

Comentários