TERCA, 22/05/2018, 19:05

Santa Casa pretende dobrar o número de cirurgias bariátricas pelo SUS até o final do ano

Santa Casa pretende dobrar o número de cirurgias bariátricas pelo SUS até o final do ano

A Santa Casa de Londrina pretende dobrar o número de cirurgias bariátricas. Atualmente, o hospital realiza de 25 a 30 procedimentos pelo Sistema Único de Saúde. Segundo o cirurgião Milton Ogawa, responsável técnico pelo serviço, a unidade é referência no procedimento no Paraná desde 2010. Com a ampliação no atendimento, o tempo de espera deve passar de um ano e meio para no máximo 12 meses. Segundo Ogawa, este acréscimo é possível devido a inauguração do ambulatório do SUS e aumento da equipe multidisciplinar.

O hospital tem 450 pacientes candidatos à cirurgia em processo preparatório. O médico explica que as cirurgias seguem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ou seja, são operadas as pessoas com obesidade mórbida, doença cada vez mais comum entre as pessoas. Na Santa Casa, pelo menos 60 novos pacientes são atendidos todo mês para a primeira consulta. A porta de entrada são os postos de saúde, que fazem o encaminhamento dos pacientes.

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento de cirurgias bariátricas no Brasil foi de 60% nos últimos 10 anos, passando a ser realizada em 11,8% da população em 2006 para 18,9% em 2016.

Por Claudia Lima

Comentários