QUARTA, 05/01/2022, 18:20

Secretaria de Defesa Social divulga balanço de 2021

Foram quase 26 mil chamadas para a Guarda Municipal e Defesa Civil ao longo do ano, sendo quase 10% delas trotes e supostas ligações por engano.

Segundo a pasta, que é responsável pela Guarda Municipal e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, entre janeiro e dezembro de 2021, a Central de Emergência e Monitoramento da GM atendeu 25.978 chamadas, referentes aos telefones 153, da Guarda Municipal, e 199 da Defesa Civil.

Além das ligações, a Central da GM também monitora, 24 horas por dia, com câmeras fixas e móveis, alguns edifícios públicos e pontos estratégicos da cidade. O setor de Estatística da Secretaria contabilizou em 2021 pouco mais de 7 mil boletins de ocorrência. Apenas nos prédios do Município, foram quase 2.500. Com esses números, a média chegou a 590 registros mensais. Uma redução de mais de 30% em relação a 2020, de acordo com a pasta.

Em 2021, a Central de Emergência e Monitoramento da GM também conviveu com um velho problema, os trotes. Foram 725 ao longo do ano. Além de outras 1.920 ligações por engano. O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, diz que os números apesar de terem melhorado, ainda são altos, mas afirma também que muitas das supostas ligações por engano, na verdade são também trotes.

O secretário pede que as pessoas se conscientizem sobre o problema e apela para que os pais alertem as crianças e adolescentes sobre o assunto. Pedro Ramos diz ainda que a GM está trabalhando em um novo sistema para identificar os números e os responsáveis pelos trotes.

Em relação à Patrulha Maria da Penha, foram registrados 433 flagrantes de violência, mais de um por dia. Sendo 245 atendimentos a mulheres que já tinham medida protetiva. Desse total, 85 agressores foram detidos por descumprimento da medida e outros 47 acabaram presos em flagrante.

Em relação às medidas de combate à pandemia, foram registradas aproximadamente 5 mil denúncias de descumprimento dos decretos municipais, que resultaram em pouco mais de 1 mil termos de constatação.

Para Pedro Ramos, apesar do número ainda alto de denúncias, foi um ano mais tranquilo que o anterior nesse quesito, com a população mais consciente sobre a necessidade das medidas restritivas.

Em relação aos crimes ambientais, a GM recebeu pouco mais de 500 ligações em 2021. Foram ainda 162 registros de furto e 78 de dano ou depredação. Além disso, a Guarda contabilizou seis ocorrências de arrombamento, uma redução de quase 70% em comparação a 2020.

No caso da lei seca municipal, foram 152 autuações no ano passado, além de 79 flagrantes de tráfico de drogas. No total, 107 pessoas foram presas e 34 apreendidas pela GM, que também apreendeu aproximadamente 200 kg de drogas, com a ajuda dos cães farejadores da corporação. Entre janeiro e dezembro do ano passado, a Guarda Municipal recuperou também 30 veículos.

No caso da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, foram registradas em 2021, pouco mais de mil ocorrências, entre quedas de árvores, destelhamentos, alagamentos e deslizamentos.

O atendimento pelos telefones 153, da Guarda Municipal, e o 199, da Defesa Civil, funciona todos os dias, 24 horas.

Comentários