SEXTA, 19/05/2017, 18:28

Secretaria de Educação divulga o Índice de Massa Corporal de mais de 25 mil alunos

De acordo com o relatório, mais de um terço dos estudantes das escolas municipais apresentou excesso de peso.

O levantamento foi feito pelos professores de Educação Física em 84 escolas municipais. A avaliação do Índice de Massa Corporal foi feita em mais de 25 mil alunos que têm de 5 a 18 anos. Segundo o coordenador pedagógico de Educação Física da Secretaria Municipal, Junior Cesar Dias, o levantamento possibilitou aos profissionais a definição de ações na tentativa de minimizar o excesso de peso entre os estudantes e com isso diminuir os riscos à saúde.

De acordo com o relatório, apenas 62% dos alunos analisados têm peso adequado. E 34%, quase 9 mil alunos, apresentaram excesso de peso. Nesse grupo, mais de 4 mil estudantes estavam com sobrepeso e outros 3.500 são obesos. A secretaria também detectou mais de 800 alunos com obesidade grave. O coordenador pedagógico diz que os números acenderam o sinal de alerta entre os profissionais da secretaria.

Junior Cesar Dias destacou que a ideia é estimular hábitos alimentares saudáveis, além dos cuidados com o corpo e as atividades físicas. Segundo o coordenador, as escolas também fazem reuniões permanentes com as gerências ligadas à Alimentação, a fim de adequar, da melhor forma possível, o cardápio escolar para refeições mais nutritivas e saudáveis.

Segundo o coordenador, a participação dos pais é fundamental nessa tarefa de estimular uma vida menos sedentária e uma alimentação mais saudável. Nos casos mais graves de obesidade, os professores conversam com a direção da escola e orientam as famílias a procurarem uma avaliação médica. Se houver interesse das famílias, a escola se prontifica a realizar um primeiro agendamento clínico para o aluno.

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade