TERCA, 29/09/2020, 18:51

Secretaria de Educação e Ministério Público chegam a acordo e atendimentos presenciais para alguns alunos serão retomados

Aulas para todos os estudantes da rede municipal seguem suspensas, pelo menos até o fim de outubro.
 

A decisão de retomar os atendimentos presenciais individualizados na rede municipal, a partir de sete de outubro, foi tomada depois que a Secretaria de Educação apresentou à Promotoria de Defesa da Saúde Pública um plano para o retorno do serviço. Com o documento em mãos, a promotora Susana de Lacerda reconsiderou a recomendação administrativa, feita na semana passada, para que o atendimento nas escolas fosse suspenso.

A secretária Municipal de Educação, Maria Thereza Paschoal, explica que na chamada consulta pedagógica apresentada ao MP, a pasta elaborou um plano detalhado para os atendimentos individualizados. Sempre um por vez em cada escola e por período, de acordo com a secretária.

 A secretária explica que o documento encaminhado ao Ministério Público traz uma série de protocolos de higiene e de atendimento, com a quantidade de professores, por exemplo, disponíveis nas unidades, além do número de alunos que necessitam do serviço.

Maria Thereza Paschoal explica ainda que o atendimento é específico para os estudantes que não estão conseguindo acompanhar as aulas remotas, além de outras dificuldades. O serviço, que começou a funcionar no dia 15 de setembro e acabou suspenso alguns dias depois, deve chegar a mais de 4 mil alunos da rede. A secretária diz ainda que os estudantes vão ter de um a dois encontros presenciais, de 50 minutos cada, por semana.

De acordo com Maria Thereza Paschoal, após o atendimento, a depender do caso, o estudante pode ser encaminhado para um atendimento, por exemplo, da Assistência Social do Município.

Os professores da rede municipal que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 não vão participar dos atendimentos presenciais.

Comentários