Secretaria de Educação estabelece novos critérios para uso de celulares nas escolas
Segundo órgão, o objetivo é estabelecer regras claras como forma de orientação aos pais, professores e equipes pedagógicas
A secretaria de Educação estabeleceu novos critérios para o uso de celulares dentro das escolas. A nova Instrução Normativa foi publicada nesta quinta-feira (10).
O documento é baseado nas diretrizes da própria Secretaria e também na legislação em vigor: o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Estadual que trata justamente da proibição do uso de aparelhos e equipamentos eletrônicos em salas de aula para fins não pedagógicos no Estado do Paraná.
Entre os pontos da resolução está a proibição do uso, a não ser que seja exclusivamente para atividades pedagógicas e com autorização do professor. E a orientação de como usar fica a cargo do docente.
De acordo com o documento, caso as ações previstas não sejam efetivas, a escola pode implementar, com consentimento do Conselho Escolar, ações restritivas, como o uso de caixas coletoras na entrada da sala de aula, onde os estudantes depositam os aparelhos durante as aulas, para que recolham somente no final do período.
Também diz a Instrução, que, em caso de descumprimento das normas por parte dos estudantes, a instituição pode adotar medidas como advertência verbal, registro na ficha individual do estudante e convocação dos pais ou responsáveis para reunião com a equipe pedagógica.