QUARTA, 26/07/2017, 19:11

Secretaria de Educação estuda ampliação de carga horária de trabalho de professores

A ideia é ampliar a jornada escolar das crianças para cinco horas diárias sem contratar novos docentes. 

A Secretaria Municipal de Educação de Londrina começou a fazer uma pesquisa, junto aos professores da rede, sobre quantos profissionais teriam interesse em ampliar a carga horária. A carga passaria de 20 horas semanais para 30 horas por semana nas séries iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). A ideia, como conta a secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes é ampliar a jornada escolar das crianças para 5 horas diárias, ou seja, 25 horas por semana.

A secretária afirma que o aumento da jornada escolar será um ganho pedagógico para os alunos da rede municipal. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está em 6,5. Para chegar mais próximo a nota 10, uma das melhorias seria a ampliação da carga horária.

Segundo a secretária, ainda não é possível saber quanto esse acréscimo na carga horária dos professores vai custar aos cofres municipais. Para o docente, o aumento salarial será proporcional as horas trabalhadas. Ela defende que um dos pontos positivos será a redução de horas extras.

Os professores têm 10 dias úteis para responder a pesquisa.

Por Claudia Lima

Comentários