SEGUNDA, 04/06/2018, 19:38

Secretaria de Estado da Saúde não consegue contratar médico e técnico para colocar em funcionamento tomógrafo digital do Hospital Zona Norte

O equipamento foi entregue em dezembro de 2016 e desde o começo do ano novos prazos para o início do uso do equipamento estão sendo estipulados.

Com um custo de R$ 800 mil o tomógrafo digital que foi entregue pelo governo do estado em dezembro de 2016 ao Hospital Zona Norte de Londrina ainda está sem funcionar.

O problema não é no equipamento, mas a falta de profissionais que possam manuseá-lo. O tomógrafo chegou a funcionar por pouco tempo, realizou 170 exames, mas logo foi desativado. Ou seja, em um ano e meio, ele só operou com metade da capacidade prevista, que é de 300 exames mensais.

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Nardi, foi necessária a interrupção dos procedimentos por falta de um médico que assine o laudo técnico. Ele explica que o chamamento público para uma empresa terceirizada atender a demanda oferecendo um médico e um técnico está aberto, mas até agora não houve interessados.

A contratação está sendo prometida pela Secretaria Estadual da Saúde, mês a mês.

Enquanto isso, os exames estão sendo feitos em outros hospitais, que acumulam uma grande demanda regional. 

Mas de acordo com Nardi não há nenhum procedimento desmarcado por falta do funcionamento do equipamento digital.

Com isso, não há prazos previstos para retomada do funcionamento do tomógrafo digital.  

Comentários