SEGUNDA, 25/06/2018, 06:15

Secretaria de Obras tem até o final do mês para que fazer desapropriações de áreas do Arco Leste

O projeto contempla cinco lotes. Dois já estão prontos e liberados e ainda falta terminar três fases.

A Secretaria de Obras de Londrina corre contra o tempo para negociar as desapropriações de terrenos para as obras do Arco Leste. Os trabalhos não podem ficar parados por mais de 120 dias, prazo que termina no final do mês, sob o risco de perder a verba da Caixa Econômica Federal. O projeto prevê a construção de uma avenida que liga as rodovias PR-445 e BR-369, aproveitando o traçado já existente, que é das avenidas das Américas e Waldemar Spranger.

O projeto Arco Leste inclui cinco lotes. O secretário explica que os trechos quatro e cinco já estão prontos e liberados. Faltam as etapas 1, 2 e 3, que são mais complexas.O mais caro deles passa por trás do aeroporto de Londrina, que é o terceiro, que passa pelas avenidas José Ventura e Robert Koch. O lote um liga a avenida dos Pioneiros à marginal sul da BR 369.

O investimento nos cinco trechos é de R$ 15 milhões do município, com financiamento do FGTS, por meio do Programa Pró-Transporte. O secretário destaca que as obras devem começar pelo trecho dois, que liga a avenida dos Pioneiros à rotatória da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O objetivo do Arco Leste é oferecer mais uma alternativa de mobilidade para a cidade. Quem sai do shopping Catuaí, por exemplo, consegue chegar à avenida Dez de Dezembro sem passar pelo centro de Londrina.

Por Claudia Lima

Comentários