SEGUNDA, 13/07/2020, 19:21

Secretaria de Saúde alerta para importância da vacinação de rotina durante a pandemia, que teve redução de até 30% em Londrina

Imunização continua sendo feita, mas só com agendamento de horário. Prefeitura também montou espaço exclusivo para as vacinas de rotina na área central da cidade.

A vacinação de rotina contra doenças como o sarampo, poliomielite, meningite, febre amarela, pneumonia, hepatite, tétano, rotavírus e outras, continua sendo feita normalmente pela Secretaria Municipal de Saúde. Mas, com a pandemia, o número de pessoas imunizadas, principalmente crianças, caiu até 30%.

A diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, explica que são cerca de 24 vacinas de rotina que os menores de um ano, por exemplo, precisam tomar e que além do medo causado pela pandemia, outros fatores contribuíram para essa falta de procura.

A diretora de Vigilância em Saúde alerta que, mesmo em época de pandemia, os pais não devem deixar de imunizar as crianças e explica que os ambientes onde são aplicadas as doses passam sempre por desinfecção a cada pessoa atendida, além da limpeza geral que já recebem.

A única mudança em relação à vacinação de rotina, explica a diretora, é que ela passou a ser feita somente com agendamento de horário por telefone. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. As exceções são as UBSs Guanabara, Bandeirantes, Ouro Branco, Chefe Newton e Maria Cecília e Vila Ricardo, que atendem apenas os casos de Covid-19.

As escolas da rede municipal também fecharam parcerias com as UBSs de cada bairro para vacinar as crianças em dias específicos, mas também não funcionou, afirma Sônia Fernandes.

A Prefeitura também montou um ponto de atendimento provisório, exclusivamente para a aplicação das vacinas de rotina.  O espaço fica na sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres, na Rua Valparaíso, 189, esquina com avenida Higienópolis. O agendamento das vacinas deve ser feito pelo número 3379-0883.

Comentários