QUARTA, 01/03/2017, 18:22

Secretaria de Saúde de Londrina faz balanço da vacinação contra o HPV

Coordenadora de Imunização do Município diz que os meninos têm procurado mais a vacina.

A estimativa da secretaria de Saúde do Município é de que sejam aplicadas 8 mil doses para os meninos na faixa entre 12 e 13 anos. Nesses dois primeiros meses, a vacinação contra o HPV atingiu 16% do total previsto. Foram aplicadas até agora 1.400 doses. De acordo com Sônia Fernandes, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a procura da vacina entre os meninos, pelo menos até agora, foi maior que entre as meninas.

De acordo com a coordenadora, a procura foi bem maior em janeiro, o primeiro mês da vacinação para os meninos. Do total de 1.400 doses aplicadas nesses primeiros sessenta dias, mais de mil foram só em janeiro. A Coordenadora de Imunização afirma que a expectativa é de que agora em março a procura cresça, já que o governo Federal deve lançar uma campanha nacional de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano.

No caso das meninas, de janeiro até agora, foram aplicadas pouco mais de mil doses. De acordo com Sônia Fernandes, a menor procura das meninas pode ter uma explicação cultural.

Nas meninas, a vacina protege contra o câncer de colo de útero,o terceiro mais frequente no país e é também a quarta causa de morte por câncer em mulheres brasileiras.

O objetivo também é reduzir a circulação do vírus e prevenir alguns tipos de câncer nos meninos, como de garganta, pênis e ânus. São necessárias duas doses, com intervalo de seis meses, para garantir a imunização completa. A vacina é gratuita e segundo a coordenadora da secretaria de Saúde está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

Comentários