SEGUNDA, 08/01/2018, 00:00

Secretaria de Saúde inicia primeiro LIRAa do ano nesta segunda-feira

Último levantamento, divulgado em dezembro, trouxe números que indicam risco de epidemia de dengue.

A Secretaria de Saúde de Londrina começa nesta segunda-feira, o primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti, o LIRAa, de 2018. Cerca de 200 agentes municipais e do Ministério da Saúde vão inspecionar, em cinco dias, aproximadamente 9 mil imóveis, entre casas, comércios e terrenos baldios, de 187 localidades da área urbana de Londrina.

São quatro levantamentos anuais. No último de 2017, divulgado no fim de novembro, a Secretaria registrou um índice de 4,3%, o que significa que a cada 100 imóveis visitados, pouco mais de quatro estavam com focos do mosquito. O satisfatório é abaixo de 1%. De 1 a 3% já é situação de alerta e acima de 4% se considera risco de epidemia de dengue.

O primeiro LIRAa é, historicamente, o que registra alguns dos maiores índices de infestação. Em 2014, por exemplo, foi de 7,4% e em 2015 ultrapassou os 10%.Mas em janeiro de 2017, o índice caiu e ficou bem abaixo dos anos anteriores, com pouco mais de 4%.

O Secretário de Saúde, Felipe Machado, ressalta a queda drástica no número de casos confirmados de dengue no ano passado, apenas 41, contra mais de 5 mil em 2016. Mas diz que com as chuvas, as altas temperaturas das últimas semanas e o resultado do último levantamento de 2017, a secretaria está em alerta com a possibilidade de um primeiro LIRAa do ano com número pouco animadores.

As inspeções vão durar uma semana e depois disso as amostras de larvas recolhidas são enviadas para exames. De 15 a 24 de janeiro, os técnicos vão contabilizar os dados por bairro e região. O secretário destaca o grande número de imóveis desocupados na cidade e as férias escolares como uma dificuldade a mais para o trabalho dos agentes nessa época do ano.

Felipe Machado ressalta o papel da comunidade ao denunciar, por exemplo, residências e terrenos baldios que acumulem lixo e sejam possíveis focos do mosquito.

A divulgação do primeiro LIRAa do ano deve ocorrer no dia 25 de janeiro. Os dados levantados servem de base para o planejamento das ações ao longo do ano e são repassados para a Secretaria Estadual da Saúde e para o Ministério da Saúde.

Comentários