SEGUNDA, 15/07/2019, 06:00

Secretaria de Saúde realiza novo levantamento de infestação da dengue

Cidade não atinge índice considerado ideal há dois anos.

A Secretaria de Saúde de Londrina realiza entre os dias 15 e 20 de julho a terceira edição do LIRAa, Levantamento Rápido de Infestação de Aedes aegypiti, em 2019. A expectativa é vistoriar cinco mil imóveis em busca de focos do mosquito da dengue.

No primeiro levantamento, divulgado em janeiro, o índice de infestação predial foi de 7,9%, ou seja, quase oito focos encontrados em cada 100 imóveis visitados. Em maio, caiu para 5,3%, ainda muito acima do 1% considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde.
Londrina não chega a este índice desde agosto de 2017, quando atingiu 0,5%.
Para a gerente de epidemiologia Sandra Fernandes, a tendência é de que a infestação tenha diminuído em relação aos dois primeiros levantamentos, mas ainda fique longe do ideal.

O novo boletim epidemiológico aponta queda constante no número de casos de dengue. Há duas semanas, foram 270 notificações, contra 99 na semana passada e apenas uma nesta semana, por conta da queda brusca de temperatura. Desde o início do ano, são 12.393 notificações e 1.845 casos confirmados.

Mesmo com a diminuição do índice, a secretaria já começa a traçar estratégias de combate ao mosquito para o próximo verão.

Comentários