QUARTA, 16/11/2016, 19:05

Secretaria de Saúde registra aumento nos casos de sífilis em Londrina

Secretário Gilberto Martin diz que controle das notificações está mais rigoroso e que os casos registrados na cidade acompanham a evolução dos números nacionais.

Os registros dos casos de sífilis aumentaram, mas segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, ainda não é possível afirmar categoricamente que há uma tendência de aumento do número de casos. Em 2014 foram 113 notificações da doença na cidade. No ano seguinte, um salto para 241 casos. E de janeiro a outubro deste ano já foram 154 notificações. De acordo com Gilberto Martin, o que existe agora é um maior controle da chamada sífilis não especificada, que atinge a população de forma geral, já que o ministério da Saúde passou a exigir as notificações da doença no final de 2013.

O secretário destaca ainda que as notificações de casos de sífilis congênita e em gestantes, também registraram aumento. Em 2014 foram 35 notificações de sífilis congênita. No ano seguinte, a secretaria de saúde registrou 73 casos e de janeiro a outubro deste ano já são 61 casos notificados. Os casos de sífilis em gestantes também registraram crescimento. Eram 100 em 2014. Em 2015 passaram pra 110 casos, e de janeiro a outubro deste ano já somam 95.

O secretário avalia que os registros da doença em Londrina seguem os padrões nacionais. Para Gilberto Martin, o que se observa no país é um aumento geral nos casos de doenças sexualmente transmissíveis.

O secretário alerta que esse crescimento dos casos de doenças sexualmente transmissíveis tem a ver com o abandono de alguns hábitos saudáveis, como o uso do preservativo.

Comentários