SEXTA, 16/10/2020, 15:41

Secretaria de Segurança inaugura reforma da cadeia feminina em Londrina

Unidade terá espaço quatro vezes maior com reestruturação de alas para atividades de ressocialização das detentas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública do Departamento Penitenciário, inaugurou a Cadeia Pública Feminina de Londrina na quinta-feira à noite. Totalmente reestruturado, o novo espaço, localizado no antigo 3º Distrito Policial, conta com 176 vagas e espaços mais adequados para a custódia de mulheres presas da região Norte.

Além de ampliar o número de vagas em mais de quatro vezes, a reforma incluiu a implantação de locais adequados para atividades ecumênicas e de estudo e trabalho, além da reestruturação da sala de videochamadas e da farmácia. No entanto, além da estrutura física, a mudança também se deu no perfil da unidade prisional.

O local já vinha sendo utilizado pelo Departamento Penitenciário para a custódia das presas. No momento, 20 delas trabalham para duas empresas conveniadas e, também, em setores de faxina, higienização e confecção de máscaras. Outras 60 desenvolvem atividades setor de artesanato do Projeto Recomeço e 71 participam do programa de remição pela leitura, como destacou o diretor-geral do Depen, Francisco Caricati.

Já o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, destacou que 18 novas penitenciarias serão inauguradas no Estado neste novo modelo de ressocialização.

Uma das empresas que fecharam convênio com a nova unidade prisional feminina antes mesmo da inauguração oficial conta com um canteiro de trabalho ainda está em fase de implantação. Porém, nove internas já foram efetivadas. Além disso, detentas que participam do curso ofertado por eles recebem diploma de qualificação e carta de recomendação às presas.

Por Guilherme Marconi

Comentários