SEGUNDA, 05/06/2017, 19:25

Secretaria do Ambiente vai implantar programa de informatização para elaborar mapa da arborização urbana da cidade

Secretária diz que pedidos para poda e corte de árvores na cidade vão ser agilizados com o novo projeto, que há solicitações feitas em 2010 e que os técnicos da secretaria estão fazendo um levantamento de quais continuam pendentes.

O programa de informatização e mapeamento da arborização viária da área urbana de Londrina vai ser usado na elaboração de um mapa da arborização da cidade e vai levar em conta a manutenção e o gerenciamento das árvores, além das condições fitossanitárias de cada uma. O levantamento inclui calçadas, canteiros, rotatórias e praças e vai trazer informações sobre as espécies plantadas. Se necessitam de substituição, erradicação, tratamento de pragas e outras medidas, além de observar se estão adequadas ao local onde foram plantadas. A secretária Municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, afirma que o novo sistema será um avanço e vai agilizar, por exemplo, as solicitações de poda e corte de árvores na cidade.

Segundo Roberta Queiroz, atualmente, todo o trabalho nessa área é feito em papel, para depois ser digitalizado. Com o projeto, os especialistas do Sistema de Informação Geográfica de Londrina e da Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura vão criar um software que possibilite transferir as informações das vistorias em árvores, por exemplo, diretamente para o meio digital, sem uso de papel.

Agora, começa a fase de levantamento de dados e informações, além dos estudos comparativos com projetos de outras cidades pioneiras nesse assunto, como Nova Iorque e Campinas. Sobre a fila de solicitações para poda e corte de árvores na cidade, a secretaria do Ambiente não falou em números, mas disse que há pedidos de 2010 e que os técnicos da secretaria estão fazendo uma revisão deles para checar quais continuam pendentes. E citou os novos equipamentos que estão sendo comprados e que também vão agilizar a fila. E prometeu que a população vai sentir diferença na qualidade do serviço a partir do próximo ano.

Os estudos e o mapeamento das árvores vai começar pelas maiores avenidas e ruas da cidade e pela região central, por conta da idade avançada das espécies.

Comentários