SEGUNDA, 21/09/2020, 16:23

Secretaria Estadual de Saúde antecipa campanha de vacinação contra a poliomielite em uma semana no Paraná

Aplicação das doses terá início na próxima segunda-feira. Em Londrina, pelo menos 35 mil crianças de um a cinco anos de idade precisam ser vacinadas.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite vai começar mais cedo no Paraná na comparação com os outros estados brasileiros. A Secretaria Estadual de Saúde resolveu antecipar o começo da aplicação das doses em uma semana. Agora, a campanha vai se iniciar na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, e não mais em 5 de outubro. A data do término, entretanto, se mantém a mesma: 30 de outubro.

Segundo o governo do estado, o adiantamento foi decidido para que os pais tenham mais tempo de levar os filhos aos postos de saúde e locais de vacinação. Podem tomar as doses contra a poliomielite crianças com idades a partir dos doze meses a menores de cinco anos. De acordo com a secretaria, 583.962 meninos e meninas devem ser vacinados para que o estado atinja o índice de 95% de cobertura vacinal. Em Londrina, a meta é imunizar pelo menos 35 mil crianças.

As doses vão começar a ser enviadas aos municípios nos próximos dias. As cidades têm até a próxima sexta-feira para definir e divulgar os locais de vacinação. Em Londrina, as doses são ofertadas, normalmente, em todas as unidades básicas de saúde, mas poderá haver mudanças por conta da pandemia de coronavírus. A campanha também pretende deixar à disposição da população múltiplas vacinas para a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. Entre as doses disponíveis, estão a pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; a rotavírus humano, que protege contra a diarreia; e a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.

A chefe da Divisão do Programa Estadual de Imunização, Vera Rita da Maia, lembrou que, por conta da pandemia de coronavírus, muitos pais deixaram de vacinar os filhos nos últimos meses. Ela também fez um apelo para todos eles participem da campanha na próxima semana.

A campanha de vacinação contra a poliomielite terá início na próxima segunda-feira no estado, e vai até o dia 30 de outubro.

Por Guilherme Batista

Comentários