QUINTA, 23/05/2019, 19:14

Secretaria Estadual de Saúde confirma primeira morte por gripe “A” aqui na cidade

Homem de 34 anos era obeso e tinha algumas doenças associadas, entre elas o diabetes. Campanha, que termina na próxima semana, tem tido baixa procura entre alguns grupos prioritários.

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a primeira morte por gripe A (H1N1) em Londrina este ano. A Secretaria não informou outros detalhes sobre o óbito que ocorreu no último dia 15 de maio e a confirmação foi feita no boletim semanal desta quarta-feira.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal, o homem de 34 anos era obeso e tinha algumas doenças associadas, entre elas o diabetes.

Além dessa morte confirmada aqui na cidade, a 17ª Regional de Saúde, responsável por 21 municípios da região, registrou dois casos da gripe “A”, um em Cambé e outro aqui em Londrina. No Paraná, já são 109 casos e 31 mortes.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e vai até a próxima sexta-feira, 31 de maio. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários, entre eles crianças com idade entre seis meses e cinco anos; gestantes; idosos, professores e trabalhadores da saúde, além de policiais militares e civis.

No Paraná, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram imunizados até agora quase 70% do público-alvo. Em Londrina, Sônia Fernandes diz que o número é bem semelhante. Os idosos, como sempre, vêm dando o exemplo. A diretora afirma que a uma semana do fim da campanha, o problema é a baixa procura da vacina pelas gestantes, crianças e mulheres que tiveram bebê há 45 dias.

Em Londrina, a vacina contra a gripe “A” está disponível em todas as 56 Unidades Básicas de Saúde do município.

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade