QUARTA, 17/08/2022, 10:35

Secretaria Municipal de Saúde confirma mais dois casos da varíola dos macacos

Até agora, Londrina soma três positivações e 18 notificações da doença. 13 suspeitas estão em análise.

Após registrar, na manhã de terça-feira (16), o primeiro caso da varíola dos macacos, em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou duas novas positivações para a doença, na tarde do mesmo dia. 

Trata-se de um homem de 27 anos e uma mulher de 41 anos. Ambos buscaram serviço de Saúde, na rede privada. De acordo com informações da prefeitura, os pacientes estão sendo monitorados pelas equipes de Saúde e estão em isolamento domiciliar.

Segundo o balanço divulgado, Londrina soma 18 notificações da monkeypox. Destes, três diagnósticos foram confirmados, um deles foi descartado e outro teve o resultado inconclusivo. 13 casos suspeitos seguem em investigação. 

As amostras coletadas são encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen) e, posteriormente, enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, onde as análises são realizadas.

O Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina informou que vai divulgar semanalmente um boletim com atualizações do monitoramento da varíola dos macacos, na cidade.

Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça e dor muscular, além de feridas na pele, uma das principais características da monkeypox. A orientação é que a pessoa busque um atendimento de Saúde, caso apresente sinais da doença.

Em entrevista coletiva, na última terça-feira (16), quando o primeiro diagnóstico da varíola dos macacos foi confirmado, em Londrina, o secretário municipal Felippe Machado disse que as Unidades Básicas de Saúde da cidade estão aptas a realizar este tipo de atendimento.
 
Em todo o Brasil, cerca de 2.800 positivações já foram confirmadas, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na última segunda-feira (15).
 

Comentários