TERCA, 13/06/2017, 19:09

Secretaria Municipal de Saúde divulga balanço da vacinação contra a gripe

Campanha imunizou até agora 144 mil pessoas, o correspondente a 86% da meta para os públicos específicos, além de quase 7 mil pessoas que foram ao Calçadão e não faziam parte dos grupos prioritários.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até terça-feira foram aplicadas quase 144 mil doses da vacina contra a gripe nos grupos prioritários e no chamado público alvo, o correspondente a 86% da cobertura prevista. A vacinação, que começou no dia 17 de abril e se encerraria no dia 26 de maio, foi prorrogada em vários municípios do país e aqui em Londrina teve uma espécie de mutirão no último sábado no Calçadão, quando quase 6.800 pessoas receberam a vacina. No total, foram aplicadas na cidade 152 mil doses. Para o secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, os resultados até agora são positivos. A expectativa é vacinar ainda mais pessoas durante a semana e melhorar esse índice.

No grupo prioritário, as pessoas acima de 60 anos foram as que mais se vacinaram. A meta foi superada e mais de 100% do público alvo foi vacinado, quase 66 mil idosos. Dos 16 mil trabalhadores da saúde, quase todos se vacinaram, o número ficou próximo dos 100%. Além deles, todos os 538 servidores do sistema prisional de Londrina foram imunizados. Ficaram abaixo do esperado pela secretaria Municipal de Saúde, o grupo das gestantes e puérperas, que atingiram somente 60% da meta. Do total de 6.300 mulheres, somente 3.800 tomaram a vacina. O secretário de Saúde destaca a baixa vacinação do grupo das crianças de 6 meses a 2 anos, que também não atingiram a totalidade de 30 mil vacinadas. Pouco mais de 19 mil receberam a dose o que representa 64% da meta estabelecida para o grupo.

Das quase 7 mil pessoas que se vacinaram no Calçadão no último sábado, mais de um terço delas tinha entre 5 e 19 anos. O segundo maior grupo foram de pessoas com idade entre 50 e 59 anos, 18% do total. Com o sucesso do mutirão de sábado no Calçadão, Filipe Machado adianta que está  confirmada a realização de uma nova ação no calçadão no próximo sábado.

As barracas vão ser montadas em frente ao Banco do Brasil, próximo da Avenida São Paulo, e também na esquina com a Avenida Rio de Janeiro. Todas as pessoas que ainda não se vacinaram poderão se imunizar. Basta levar um documento de identificação oficial, como RG ou Carteira de Motorista, ou então a carteirinha de vacinação. Além do mutirão de sábado, as Unidades Básicas de Saúde estão vacinando as pessoas dos grupos prioritários até sexta-feira.

Comentários