SEGUNDA, 30/07/2018, 07:11

Secretarias Municipais recebem drones para fiscalização ambiental e mapeamento das estradas rurais

Servidores agora vão passar por treinamento para aprender a usar os equipamentos doados pela Receita Federal.

Dois drones vão para a Secretaria Municipal de Ambiente e outros dois para a Secretaria de Agricultura. O primeiro teste nos equipamentos, doados pela Receita Federal, já foi realizado no Parque Arthur Thomas e a ideia é que dentro de duas semanas eles comecem a voar. Para isso, antes é preciso conseguir a licença junto à Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, e à Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC.

Na secretaria de Agricultura, eles serão usados para o mapeamento das estradas rurais. E coube ao assessor da pasta, Haroldo Belli, que tem habilitação para pilotar os equipamentos, orientar os profissionais sobre a utilização correta dos drones.

Segundo Haroldo Belli, os equipamentos vão ser fundamentais para o mapeamento fotográfico das estradas rurais do Município, agilizando e conferindo mais precisão ao trabalho.

Os drones conseguem transmitir as imagens em tempo real, além de fotografar as áreas escolhidas pelos profissionais. Cinco servidores, três da Sema e dois da Agricultura, estão sendo treinados para operar os equipamentos, que conseguem voar a até 80 metros de altura e a 7 quilômetros de distância do piloto.

Segundo Haroldo Belli, a capacitação envolve também as regras de uso deles e os limites estabelecidos pela legislação, como a altura máxima de 120 metros para vôos sem necessidade de autorização específica.

O treinamento básico deve durar cerca de uma semana e, segundo Haroldo Belli, só a prática vai dar aos servidores uma desenvoltura maior.  De acordo com o secretário de Ambiente, Gilmar Pereira, há muito tempo a pasta reivindicava os equipamentos. O secretário avalia que os drones representam o início de uma nova fase na Sema, com mais agilidade e precisão nos diversos trabalhos executados, tanto no licenciamento quanto na fiscalização ambiental.

Além dos drones, a Receita Federal também doou ao Município máquinas fotográficas, celulares, peças de computador e GPS, que somados valem em torno de R$ 500 mil.

Comentários