SEGUNDA, 11/03/2019, 19:44

Secretário de Defesa Social assume cargo com discurso de mudança e reestruturação

Prefeito garante verba de R$ 1 milhão para investimentos na corporação e diz que projetos de sucesso, como a patrulha Maria da Penha e a Lei Seca estão mantidos.

O novo secretário de Defesa Social foi anunciado na tarde desta segunda-feira pelo prefeito Marcelo Belinati. Coronel reformado da Polícia Militar, Pedro Ramos, ocupava a diretoria de Trânsito da CMTU desde abril do ano passado. Ele substitui o delegado aposentado da PF Evaristo Kuceki, que deixou o cargo no fim de fevereiro após dois anos à frente da secretaria.

Na apresentação do novo secretário, o prefeito falou em mudança de foco na Guarda Municipal, que passaria a se concentrar na segurança dos prédios públicos, nos locais de grande aglomeração e no cidadão. Marcelo Belinati garantiu a continuidade de projetos da Guarda Municipal como a Patrulha Maria da Penha e a Lei Seca, que proíbe o consumo de bebida alcoólica nas ruas da cidade.

Pedro Ramos assume a Guarda Municipal com a promessa de uma verba de R$ 1 milhão para investimentos, fruto de um remanejamento de recursos do orçamento municipal. Marcelo Belinati afirmou ainda que a Prefeitura prepara um conjunto de projetos para melhorar as condições de trabalho da Guarda Municipal, com investimentos em iluminação e uma proposta para ampliar o monitoramento por câmeras em algumas áreas da cidade.

O novo secretário de Defesa Social, um dos que participou do projeto de criação da Guarda Municipal em 2009, falou ainda sobre o vandalismo nos espaços públicos e o monitoramento por câmeras e da nova atribuição da instituição, a fiscalização de trânsito, que ainda depende do treinamento dos GMs e de um projeto a ser enviado ao Legislativo.

Enquanto o novo diretor de Trânsito da CMTU não é escolhido, o presidente da Companhia, Marcelo Cortez, acumula os dois cargos.

Comentários