QUARTA, 21/04/2021, 18:15

Secretário de Infraestrutura volta a defender modelo da menor tarifa na concessão dos pedágios, mas lembra que também é preciso garantir a realização de obras nas rodovias

Os atuais contratos terminam em novembro, e o leilão para a seleção das novas concessionárias deve sair até o final do ano.

As 5 mil sugestões levantadas durante audiências públicas no estado para o novo modelo de concessão dos pedágios ainda continuam sob análise do Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal. A União promete realizar o leilão para a escolha das novas concessionárias levando em conta os pedidos do poder público estadual e, principalmente, do chamado setor produtivo paranaense. A principal reivindicação envolve o modelo da menor tarifa para a escolha das empresas. Ou seja, a concessionária que oferecer o menor preço será escolhida. A bandeira é levantada pela sociedade civil organizada desde o início da discussão, e também passou a ser defendida pelo Governo Estadual nas últimas semanas.

Mas, mais do que garantir tarifas mais em conta aos motoristas, segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o novo modelo de concessões precisa fazer com que as concessionárias realizem as obras prometidas nas rodovias do chamado Anel de Integração. Pela estimativa levantada durante as audiências, vai ser possível reduzir o valor das tarifas em até 67% e, ao mesmo tempo, planejar a duplicação de pelo 1.700 quilômetros de rodovias já nos primeiros anos dos novos contratos.

Para Alex, o Governo Federal vai precisar achar um equilíbrio entre os valores pagos nas praças e o compromisso das concessionárias para a realização das melhorias. Na avaliação dele, não adianta nada a empresa cobrar pouco do motorista e, posteriormente, não ter condições de realizar as obras prometidas.

O secretário também defendeu que os próximos contratos sejam firmados levando em conta mecanismos de fiscalização que possam trazer mais transparência aos trabalhos. Segundo ele, o governo quer evitar o que aconteceu com o atual modelo de concessão, que, segundo denúncia do Ministério Público Federal, escondia um mega esquema de corrupção e pagamento de propina envolvendo representantes das concessionárias e até agentes públicos.

Os atuais contratos do pedágio terminam em novembro, e o leilão para a seleção das novas concessionárias deve sair até o final do ano. A estimativa é de que as novas concessionárias comecem a atuar nas rodovias paranaenses ainda no primeiro trimestre de 2022. O Governo do Estado garante ainda que não há nenhuma chance de os atuais contratos serem prorrogados.

Por Guilherme Batista

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