QUARTA, 06/05/2020, 09:30

Secretário de Saúde vê resposta positiva no número de casos de coronavírus 15 dias após a reabertura do comércio

Mesmo com mais testes rápidos, ainda não é possível saber se a cidade já passou pelo pico de incidência do vírus.

O secretario de Saúde, Felippe Machado, foi convidado pela Câmara de Vereadores a prestar esclarecimentos sobre o combate à dengue e ao Coronavírus em Londrina. Como as sessões presenciais seguem suspensas, ele foi sabatinado pelos parlamentares por videoconferência.

Questionado sobre a fidelidade do número de casos de Covid 19 apresentados até agora, Machado afirmou que os testes rápidos serão ampliados a partir da próxima semana, mas ainda não é possível traçar um cenário mais exato de subnotificações e até mesmo se a cidade já passou pelo pico de incidência do vírus.

 

Felippe Machado falou também sobre os efeitos da reabertura do comércio, garantindo que a primeira resposta foi positiva em relação ao número de casos graças ao comportamento do londrinense.

 

O secretário ainda falou sobre a dengue, com números alarmantes em Londrina: 12.771 casos confirmados. As notificações, que chegaram a 1.044 há três semanas, caíram para 33 na semana passada. O principal questionamento dos vereadores foi em relação à falta do fumacê. Segundo Felippe Machado, houve um atraso no envio por parte do governo federal, mas a aplicação não pode ser considerada a única ferramenta de combate ao mosquito.

Por Marco Feltrin

Comentários