QUARTA, 08/07/2020, 15:08

Secretário do trabalho afirma que apesar das demissões, Londrina ainda tem oferta de vagas em alguns setores

Elzo Carreri avalia ainda que se não fosse a pandemia, a cidade estaria no melhor momento de geração de empregos

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem mais de 12,5 milhões de desempregados. Se a situação já não era boa, piorou por conta da crise econômica causada pelo novo coronavirus. Em Londrina, segundo informações do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), de março pra cá mais de cinco mil pessoas perderam o emprego. O ano passado, de acordo com o secretário municipal do trabalho, emprego e renda, Elzo Carreri, teve o melhor índice dos últimos cinco anos em Londrina. Se não fosse a pandemia, os números seriam muito mais promissores.

O secretário não tem um plano de recuperação das vagas de emprego. Mas, analisa que apesar da situação, as empresas continuam contratando. Alguns setores mais, outros menos. Os mais atingidos, como o comércio e o setor de serviços, são os que mais demitem. Mas, os demais estão em fase de contratação.

Carreri diz que mesmo com o SINE fechado para esse tipo de atendimento, é possível acessar vagas de emprego pelo site. Empresas também podem disponibilizar ofertas e marcar entrevistas pelo site. Além disso, a Agência do Trabalhador oferece linhas de crédito pra micro e pequenos empresários que precisam de empréstimo como capital de giro.

O site do Sine fica no portal da prefeitura, que é o www.londrina.pr.gov.br.

Por Claudia Lima

Comentários