SEGUNDA, 01/05/2017, 00:50

Secretario estadual de segurança garante mais sete mil vagas em penitenciárias do Paraná

Wagner Mesquita defende a instalação de tornozeleiras eletrônicas em presos de regime semi-aberto para abrir mais vagas no regime fechado.

Atualmente, mais de 9 mil presos estão em custódia na Polícia Civil, o que é ilegal. O Secretário Estadual de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita voltou a defender a instalação de tornozeleiras eletrônicas em presos do regime semi-aberto. Mais de cinco presos são monitorados no estado. Na opinião dele, a medida está ajudando o estado a abrir mais vagas de regime fechado, em conjunto com a reforma das penitenciárias do Paraná a previsão de construção de mais uma unidade. Ao todo, o acréscimo de 7 mil vagas.

De acordo com o secretário, com relação ao Fundo Penitenciário, o Paraná recebeu R$ 50 milhões e metade vai para obras. Sendo que R$ 23 milhões vão ser usados para construir uma 15ª unidade penal para regime fechado no Paraná.

O secretário afirmou ainda que a reforma da unidade 2 da Penitenciária Estadual de Londrina deve ficar pronta no meio do ano. O dinheiro veio do governo federal, por meio do Ministério da Justiça, e ajudou a recuperar outras unidades prisionais do estado, que foram depredadas durante rebeliões.

A PEL II teve boa parte da estrutura destruída pelos detentos em outubro de 2015.

Por Claudia Lima

Comentários