TERCA, 10/04/2018, 19:16

Secretário Municipal de Saúde afirma que SAMU vem reduzindo o tempo de atendimento das chamadas

Felipe Machado diz que serviço trabalha dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e que caso do estudante que morreu após passar mal em colégio foi uma fatalidade.

São oito ambulâncias no total, sendo duas de suporte avançado, que trabalham com um médico de dia e de noite, e o restante apenas com uma equipe de técnicos. Além dessas unidades, outras duas ficam de reserva e, quando necessário, são disponibilizadas.

O secretário de Municipal de Saúde, Felipe Machado, explica que na segunda-feira de manhã, quando o estudante do IEEL passou mal dentro do IEEL e acabou morrendo minutos depois, as duas unidades de suporte avançado atendiam diferentes ocorrências aqui na cidade.

O secretário diz ainda que quando foi detectada a dificuldade para encaminhar uma unidade do SAMU, foi solicitada então a ajuda de uma empresa particular, que imediatamente enviou uma ambulância com médico para o colégio.

Felipe Machado explica que o polo do SAMU de Londrina tem ainda um helicóptero com médico, que opera todos os dias e que a aeronave só não foi enviada para o IEEL por conta da impossibilidade de pousar no local.

O secretário diz que o SAMU vem renovando a frota ao longo dos últimos meses e com isso conseguindo reduzir o tempo de atendimento médio das ocorrências, que, segundo ele, está dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Felipe Machado, o polo de Londrina atende outros quatro municípios da região. O adolescente de 16 anos começou a passar mal quando se preparava para a aula de educação física. Ele sofreu uma parada cardíaca, foi socorrido inicialmente pelos próprios professores e em seguida pelo Siate.

Segundo relatos do Corpo de Bombeiros, logo depois uma ambulância, com médico, de um serviço particular de saúde também chegou para prestar auxílio, mas o rapaz acabou não resistindo e morreu no local. O adolescente estava no terceiro ano do curso técnico em administração do IEEL, praticava esportes e, segundo a direção da escola nunca tinha passado mal antes.

O enterro do jovem foi nesta terça-feira pela manhã no Cemitério Jardim da Saudade. A escola suspendeu as aulas na manhã desta terça-feira.

Comentários