SEGUNDA, 21/10/2019, 06:45

Sem calçada, pedestres andam pela rua em área movimentada da zona sul

Morador da região dos condomínios diz que problema existe há anos, mas vem piorando com aumento da circulação de pessoas pela região, que tem um shopping e uma universidade.

Com a retirada das árvores, que ficavam no local onde deveria estar a calçada, o problema ficou mais evidente. O trecho, de aproximadamente 50 metros, fica em frente à unidade Catuai da Unopar, na rua Luiz Lerco e vai até a esquina com a Francisco Salton. O movimento de pedestres e carros é grande o dia inteiro. O mesmo problema existe também em outros trechos da região, que tem ainda um grande shopping.

O empresário Gilmar Milozo mora por ali há dez anos e conta que o problema existe desde que ele se mudou para o bairro. Sem calçada e com muita poeira ou mesmo lama nos dias de chuva, ele diz que a situação piorou.

Como em boa parte das cidades brasileiras, a legislação municipal, no caso o Código de Obras e Edificações de Londrina, que é de 2011, prevê que a adequação e manutenção das calçadas é responsabilidade do proprietário do imóvel, que deve seguir uma série de regras e padrões.

O empresário diz que os moradores da região esperavam que, com a retirada das árvores no fim de agosto, a calçada fosse finalmente construída, mas não foi o que ocorreu. Ficou no barro mesmo.

Ele afirma ainda que todos os troncos, galhos e folhas foram deixados no local, por um bom tempo, pela empresa responsável pelo serviço.

Telefonamos para a assessoria de imprensa da Unopar Catuai, que fica em São Paulo, mas até o fechamento da reportagem não conseguimos contato.

Também fizemos contato com a secretaria Municipal de Obras, responsável pela fiscalização do cumprimento da lei municipal, mas também não tivemos retorno.

Comentários