QUARTA, 29/07/2020, 20:02

Sem carta de aviso, pagamento do licenciamento anual de veículos começa neste sábado

Diretor do Detran diz que decisão foi uma medida de economia e adianta que a partir do ano que vem certificado de registro do veículo terá apenas versão digital.

O Departamento Estadual de Trânsito não vai enviar agora em 2020 a chamada carta de aviso, que alerta os proprietários de veículos sobre o vencimento do licenciamento anual. O diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita, diz que a decisão de não enviar a correspondência este ano foi tomada por medida de economia e que a migração de todos os documentos do papel para o meio digital não tem volta.

O diretor-geral adianta que a partir do ano que vem, por exemplo, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo não será mais emitido em papel-moeda, por uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito.

O diretor do Detran alerta que o motorista flagrado circulando sem o licenciamento comete uma infração gravíssima, com multa de quase R$ 300, perda de sete pontos na CNH e apreensão do veículo.

O calendário de pagamento começa neste sábado e segue o final das placas. Os veículos com final 1 e 2, por exemplo, devem ter o licenciamento pago em agosto; para as placas que terminam com dígitos 3, 4 e 5, o vencimento é em setembro; para as que possuem final 6, 7 e 8, o prazo termina em outubro e as placas com final 9 e 0, o vencimento fica para novembro.

O diretor-geral do Detran explica que a guia de recolhimento, no valor de R$ 86,50 para todos os veículos, pode ser emitida direto no portal do órgão.

O proprietário de veiculo que ainda não pagou o IPVA deste ano tem a possibilidade de fazer o parcelamento junto à Secretaria da Fazenda, anunciado recentemente. Se a primeira parcela for quitada, por exemplo, junto com demais débitos, como multas e Seguro DPVAT, o Certificado já pode ser emitido.

Comentários