SEGUNDA, 09/12/2019, 06:32

Sem Profis, contribuintes vão precisar negociar dívidas com a prefeitura se não quiserem responder a processos judiciais

Cerca de 60 mil cobranças, já enviadas aos responsáveis pelos Correios, vencem no próximo dia 20. Potencial de arrecadação é de R$ 94 milhões.

A Prefeitura de Londrina segue na tentativa de fechar o cerco contra o contribuinte inadimplente. A estratégia atual do município é bem diferente se comparada à adotada nos anos anteriores, quando o londrinense teve a oportunidade de quitar os débitos atrasados, com descontos atrativos nos juros e nas multas, por meio do Profis, o Programa de Regularização Fiscal da Secretaria de Fazenda. Neste ano, a autarquia abandonou a iniciativa, e está fazendo a cobrança dos inadimplentes pelos Correios. No mês passado, o município enviou cerca de 160 mil correspondências cobrando dívidas de IPTU atrasadas entre 2016 e este ano.

O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Peres, lembra que 60 mil delas vencem no próximo dia 20, e que o contribuinte precisa ir atrás da prefeitura para negociar o débito se não quiser enfrentar um processo judicial.

Ele também reiterou que a cidade não vai contar com o Profis nem neste, tampouco no próximo ano.

De acordo com o secretário, o potencial de arrecadação com a cobrança feita por meio das 60 mil cartas gira em torno dos 94 milhões de reais. Ele destaca que o município espera recuperar pelo menos 20% desse valor. Peres argumenta, ainda, que, apesar de não contar com as facilidades do Profis, o sistema de cobrança da secretaria oferece a oportunidade de parcelamento em até 60 vezes ao contribuinte.

Por Guilherme Batista

Comentários