SEGUNDA, 06/01/2020, 14:36

Sema quer parceria com a Secretaria de Obras para conserto de calçadas após retiradas de tocos de árvores

Primeira fase do serviço vai custar R$ 300 mil e deve atender cerca de 1.600 pontos em todas as regiões da cidade.

As duas empresas contratadas para fazer a retirada de tocos de árvores em diversos pontos da cidade iniciaram os trabalhos nesta segunda-feira. O serviço prevê a remoção dos restos do tronco antigo e o plantio de uma nova espécie no lugar. A primeira fase da iniciativa vai até o final deste ano, e prevê a retirada de 1.680 tocos por todas as regiões de Londrina. A primeira delas a ser contemplada é a área central, como explicou o secretário do Ambiente, José Roberto Behrend.

Para a remoção dos tocos, as empresas vão utilizar equipamentos específicos, que fazem o desgaste dos troncos na superfície e, posteriormente, abrem caminho até as raízes. No lugar, vão ser plantadas mudas com 2,2 metros de altura e das seguintes espécies: canela, canelinha, rezedá, rezedá gigante, sibipiruna, ipês, lophantera, escova de garrafa e magnólia. A prefeitura pretende investir cerca de R$ 300 mil nesta primeira etapa dos trabalhos. O secretário do Ambiente explica, ainda, que o serviço ocorre de forma paralela ao realizado por outra empresa que, desde o ano passado, tem trabalhado para zerar a fila de espera pela poda e erradicação de árvores antigas. Atualmente, são mais de três mil solicitações.

A Sema também quer firmar uma parceria com a Secretaria de Obras para garantir a reforma das calçadas que vão ser destruídas com a retirada dos tocos. O prefeito Marcelo Belinati explica que caberá ao município fazer o reparo em trechos públicos e também notificar os proprietários dos imóveis nos trechos privados.

Por Guilherme Batista

Comentários