SEGUNDA, 13/09/2021, 19:07

Semáforos inteligentes da rua Sergipe começam a funcionar com sinal sonoro para deficientes visuais

Para diretor da Codel, medida vai trazer mais segurança para população e fortalecer comércio local.

Com o objetivo de aprimorar a mobilidade urbana na região central, a prefeitura de Londrina instalou semáforos inteligentes nos cruzamentos da rua Sergipe com as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta semana, uma das funcionalidades dos aparelhos começou a funcionar.

As estruturas contam com botoeiras que emitem sons utilizados para orientar pessoas com limitações visuais sobre a abertura e o fechamento dos sinais. Roberto Moreira, diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), considera que a novidade vai trazer mais segurança aos usuários, como também deve contribuir positivamente para o comércio da região.

Moreira explica que a novidade faz parte de um projeto de inovação para a rua Sergipe. Além das botoeiras que vão ajudar deficientes visuais, os semáforos operam com o apoio de uma inteligência artificial que faz a leitura, em tempo real, do volume de carros que estão transitando na via. Com esses dados, é possível adequar o fluxo de funcionamento dos aparelhos, para evitar congestionamentos, por exemplo.

Com o início do funcionamento do recurso, a Codel deve seguir acompanhando os resultados ao longo dos próximos seis meses. O diretor de Ciência e Tecnologia afirma que a partir dos dados obtidos, o uso do equipamento pode ser ampliado para outras ruas e regiões.

O projeto Cidades Inteligentes, que tem promovido inovações na rua Sergipe, deve durar três anos e também prevê a implementação de uma rede de internet sem fio, além de um programa digital para vigilância da via.

Comentários