SEGUNDA, 09/11/2020, 06:20

Sercomtel registra recorde nos furtos de cabos neste início de mês

Região Leste é a mais afetada pelos casos reincidentes desse tipo de crime.

No primeiro fim de semana do mês, a Sercomtel registrou 25 furtos de cabos telefônicos em Londrina. No feriado de finados, foram mais dez. E assim seguiram todos os dias da semana, com uma média de oito furtos por dia, fechando com seis novas ocorrências na sexta-feira. O coordenador de redes, Aldrin Avansini trabalha na Sercomtel há 34 anos e afirma nunca viveu uma situação assim.

A região mais afetada é a Leste, onde moradores chegaram a ficar 48h sem telefone por conta de diversos furtos em diferentes horários e ruas. Até mesmo prédios públicos da Secretaria de Saúde foram afetados.

Normalmente, os ladrões querem os fios de cobre para revender. O problema é que ao cortar os cabos eles acabam danificando também aqueles de fibra. E o conserto sempre leva tempo, às vezes o dia todo, e exige reposição de materiais. Avansini faz um apelo aos órgãos de segurança pública.

A Sercomtel tem feito gradualmente a substituição dos cabos de cobre por fibra óptica, mas devido ao alto custo, a prioridade são as regiões mais populosas e com maior demanda.

Por Livia de Oliveira

Comentários