TERCA, 21/11/2017, 19:10

Servidores de saúde do estado protestam contra corte de alimentação nos hospitais

A paralisação ocorreu por 30 minutos para chamar a atenção do governo, quanto às novas medidas de restrições a alimentação.

Nesta terça-feira os servidores do Hospital Zona Sul de Londrina, cruzaram os braços por 30 minutos, a partir do meio dia, para protestarem contra o corte de alimentação promovido, segundo eles, pelo governo do estado.

De acordo com a coordenadora executiva regional do Sindicato dos Servidores Estaduais de Saúde, Cirlene Alonso, o hospital tem uma cozinha toda estruturada para atender os servidores, mas mesmo assim o hospital optou por terceirizar a comida, o contrato com a terceirizada tem valores altos mesmo para aqueles que o governo considera com direito à alimentação. Ela lembra que a mobilização ocorre em todo o estado.

Ela ressalta que por ser hospital quem trabalha lá não pode levar comida de casa por risco de contaminação.

Em média 150 refeições são servidas no hospital diariamente.

Em nota a Secretaria Estadual de Saúde explicou que no que se refere ao fornecimento de alimentação nas Unidades Hospitalares, o fornecimento é obrigatório para servidores que trabalham em Regime de Trabalho de Turno (RTT), ou regime de plantão, sendo vedado o fornecimento de alimentação aos profissionais que cumprem carga horária de oito, seis e quatro horas diárias, servidor com cargo de provimento em comissão, terceirizados, entre outros.

A Secretária ainda ressalta que em reunião com a 7ª Inspetoria do TCE/PR, realizada em 06 de outubro de 2017, foi informado que estavam sendo fornecidas refeições nas Unidades Hospitalares da SESA para além dos servidores permitidos. Isso motivou que a Secretaria de Estado da Saúde determinasse a todas as unidades que trabalham com RTT que atendam ao definido em Lei e limitem o fornecimento de alimentação em horário de trabalho aos profissionais que têm esse direito.

O prazo para adequação das unidades foi prorrogado até 30/11/2017, conforme definido em reunião na última semana com a 7ª Inspetoria do TCE/PR. Nesse período, a SESA pretende regulamentar o fornecimento de refeições nestas unidades. Não houve, em nenhum momento, a interrupção de fornecimento de refeições a servidores que têm direito a recebê-las. A nota ainda reitera que, a Secretaria de Estado da Saúde tem compromisso com os servidores públicos, com o atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde do Estado do Paraná e com a legalidade dos gastos do dinheiro público. As adequações necessárias ao fornecimento de refeições nos ambientes de trabalho vinculados à Secretaria de Estado da Saúde atenderão ao determinado em Lei e respeitarão as características dos serviços que atuam em Regime de Plantão.

Comentários