TERCA, 15/06/2021, 17:44

Sesa distribui 13 mil testes rápidos da Covid para gestantes e puérperas

Até a primeira semana de junho, o Paraná registrou 79 óbitos maternos, sendo 53 pela Covid.

O material faz parte de uma remessa de 98 mil testes enviada, na semana passada pelo Ministério da Saúde, e que já está sendo encaminhada às 22 Regionais de Saúde. No total, os 13 mil exames serão entregues a 141 hospitais e maternidades, públicas e privadas de todo o estado.

Além dos testes, a Sesa enviou ainda um documento com orientações às Regionais de Saúde para que a testagem ocorra de forma rápida e segura em todas as instituições que são porta de entrada de grávidas e mulheres no puerpério. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os 13 mil exames atendem a média de nascimentos mensais registrada pelas instituições.

O secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, diz que com a testagem o objetivo é acelerar a identificação das gestantes e puérperas infectadas pelo coronavírus, e que estão assintomáticas, para iniciar o mais rápido possível o tratamento e a assistência.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes, explica que a orientação é para que todas as gestantes e puérperas passem primeiramente por uma triagem respiratória.

Na sequência, de acordo com a diretora da Sesa, a orientação é que as gestantes e puérperas façam o exame rápido. Se der positivo, elas precisam testar para a doença pelo RT-PCR e serem isoladas imediatamente.

No ano passado, o Paraná registrou 80 óbitos maternos, 67 deles declarados no Sistema de Informação sobre Mortalidade, sendo que 17 foram por Covid-19. Outros 13 casos estão em processo de análise. Agora em 2021, até a primeira semana de junho, foram 79 óbitos maternos, sendo 53 por Covid-19.

Do total de 13 mil unidades dos testes recebidas do Ministério, a 17ª Regional de Saúde vai receber 1.100.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários