SEGUNDA, 26/07/2021, 18:04

Sesa fecha compra emergencial de milhares de doses da chamada insulina de ação rápida

Aquisição foi motivada por mais um atraso na entrega do medicamento pelo Ministério da Saúde. Regionais de todo o estado já começaram a receber o material.

A Secretaria Estadual de Saúde fez uma compra emergencial de 38 mil canetas do medicamento Insulina Análoga de Ação Rápida, que é fornecido pelo SUS e cuja compra é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O medicamento, de extrema importância para o tratamento dos pacientes que sofrem da diabetes tipo 1, começou a ser distribuído para todo o estado nesta segunda-feira.

Segundo a Sesa, até esta quarta-feira todas as Regionais de Saúde já estarão com a Insulina de Ação Rápida para ser disponibilizada aos pacientes. A compra emergencial, de pouco mais de R$ 1 milhão, segundo a pasta, vai suprir a demanda dos pacientes do Estado por 30 dias. A Secretaria informou ainda que vem solicitando, constantemente, ao Ministério da Saúde uma previsão sobre o envio de uma nova remessa, mas como não houve confirmação da data de entrega, decidiu fazer a compra.

A insulina, que começou a faltar nas farmácias públicas de todo o país no mês passado, é usada quando o pâncreas para de produzir esse hormônio. O medicamento de ação rápida é fundamental para manter os níveis de glicose da pessoa estáveis depois das refeições e, por isso, é aplicada antes mesmo da pessoa se alimentar já que leva em torno de meia hora para fazer efeito.

Sem o medicamento na rede pública, a única alternativa de muitos pacientes tem sido as farmácias particulares, onde a insulina de ação rápida é encontrada, em média, por R$ 40 a caneta de 3 ml.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários