SEGUNDA, 28/06/2021, 18:41

Sesa recebe carregamento de insulina do Ministério da Saúde

Medicamento, que estava em falta nas farmácias regionais, começa a ser distribuído para o interior do estado nesta terça-feira.

As pouco mais 13 mil unidades da Insulina Análoga de Reação Rápida foram recebidas do Ministério da Saúde nesta segunda-feira. Os medicamentos já foram entregues pela Sesa à Farmácia da 2ª Regional de Saúde, em Curitiba, e ainda nesta terça-feira devem ser enviados às demais regiões do Estado.

Mas, os pacientes, de acordo com a Secretaria, só poderão retirar a insulina a partir de quinta-feira. A estimativa é de que a remessa seja suficiente para pelo menos dez dias.

A pasta também informou que está em processo de aquisição emergencial de um lote da insulina análoga para atender a demanda dos pacientes do estado e com isso reestabelecer a distribuição do medicamento, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde. A Sesa aguarda ainda uma nova remessa do Governo Federal.

A falta da insulina análoga de ação rápida nas farmácias regionais começou há cerca de 10 dias. Segundo a Sesa, porque o Ministério não entregou todo o quantitativo aprovado para o segundo trimestre. O medicamento é usado diariamente por quem tem diabetes tipo 1.

O problema ocorreu em quase todo o país. Sem o medicamento na rede pública, a única alternativa dos pacientes eram as farmácias particulares, onde a insulina de ação rápida é encontrada, em média, por R$ 40 a caneta de 3 ml.

Comentários