SEXTA, 23/08/2019, 14:20

Sete anos após aprovação da lei, sistema que informa casos de violência nas escolas entra em funcionamento

Escola na União da Vitória vai receber o primeiro teste

Em 2012, a Câmara de Vereadores de Londrina aprovou uma lei que criava o Sive, Sistema de Informações sobre Violência nas Escolas Municipais. Na época, a lei do vereador Amauri Cardoso foi vetada pelo prefeito Barbosa Neto por apresentar vício de iniciativa. Mesmo assim, a Câmara derrubou o veto e a lei foi promulgada.
Só agora, com a iniciativa da secretaria de Educação, o sistema vai finalmente vigorar, começando com um teste na escola municipal Zumbi dos Palmares, no União da Vitória.

Até o final do ano, o Sive estará disponível para que todas as instituições de ensino façam o registro online de situações de conflito, que vão desde atos graves de indisciplina a prática de bullying, danos patrimoniais e até situações de abuso sexual, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar.
Segundo o vereador, será uma oportunidade para que a escola faça um diagnóstico da violência e adote medidas de combate a estas situações.

Junto com o sistema, o prefeito Marcelo Belinati vai assinar um decreto que regulamenta a atividade do professor mediador, que vai trabalhar de forma integrada com secretarias como assistência social e saúde.

Comentários