SEGUNDA, 06/07/2020, 18:43

Setor comercial busca até 50% de desconto em aluguel em meio a pandemia do Coronavírus

Mais de 18% dos locadores comerciais precisaram interromper os contratos e fechar definitivamente os estabelecimentos.

Em meio a pandemia do novo Cornavírus as restrições de atendimentos em alguns setores iniciaram em março. Quase quatro meses depois muitos setores retornaram as atividades de forma gradativa, outros não – como o setor da educação particular e restaurantes em praças de alimentação que só podem atender delivery, muitos preferiram nem reabrir.

Lojistas de galerias e shoppings são que sofreram mais com a queda na arrecadação ou zeramento total de receita.

Com isso, comerciantes passaram a renegociar o aluguel e outros precisaram interromper os contratos e fecharem definitivamente.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Londrina - Sincil, Marco Antônio Bacarin, 18% dos imóveis comerciais alugados tiveram que encerrar o contrato por não ter condições de pagar. Outros mais de 50% precisaram renegociar e os descontos variam entre 30% e 40% nesse período de pandemia, mas há descontos de até 50%.

De acordo com a advogada do Sindicato da Habitação e Condomínios - Secovi, Adiloar Franco Zemuner, no caso de condomínios comerciais ou mistos esses não têm desconto, o que acontece normalmente é uma redução no valor do condomínio por redução de gastos, mas descontos, não ocorrem, pois condomínio não tem lucro previsto.

Comentários