TERCA, 23/02/2021, 17:49

Setor terciário demonstra otimismo para 2021

Início da vacinação contra Covid-19 e novas oportunidades de negócios estão entre fatores para aumento da confiança.

Após um período marcado por dificuldades para diversas companhias, muitos esperam por melhoras nos negócios. O olhar dos empresários dos segmentos de bens, serviços e turismo, para 2021, é diferente quando comparado ao ano anterior.

De acordo com a Pesquisa de Opinião do Empresário, elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), o otimismo do setor teve um crescimento significativo, chegando a 58,4%. No segundo semestre de 2020, o índice despencou para 30%.

Segundo Rodrigo Rosalem, diretor de Finanças e Desenvolvimento Organizacional do Senac PR, o percentual representa o retorno da confiança dos empresários ao patamar anterior à pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa revela que mais de 60% dos empresários foram impactados negativamente pela pandemia da Covid-19. Especialmente, em relação à queda de faturamento. Outros 18% registraram aumento nos lucros durante o período.

Para 2021, o setor de serviços é o mais otimista, com 60% de respostas positivas. Mas a confiança do turismo chama atenção. No ano passado, o índice para o setor mais afetado durante a pandemia chegou a 11%, e, agora, saltou a quase 45%.

Rosalem explica que um dos principais fatores para o otimismo do setor está relacionado ao início da vacinação, que pode apontar para a redução dos casos da Covid-19 no estado.

 

O levantamento da Fecomércio ainda aponta que mais de 45% dos empresários do Paraná estão dispostos a fazer investimentos neste ano. A área de marketing e propaganda é a mais procurada para novas aplicações. Logo em seguida, vêm a modernização das instalações e melhorias em maquinário e equipamentos.

Segundo a pesquisa, o resultado demonstra a percepção do setor em se reinventar diante das mudanças que pandemia causou tanto nos padrões de consumo da população, como também na própria dinâmica do mercado.

Por Livia de Oliveira

Comentários