QUARTA, 02/12/2020, 17:02

Shoppings centers vão funcionar até as onze horas da noite a partir do próximo dia 14 em Londrina

Horário especial de final de ano faz parte de convenção coletiva firmada entre patrões e empregados. Acordo traz ainda calendário de feriados até junho de 2021 e reajuste de 2,35% nos salários dos empregados.

Patrões e empregados definiram nesta quarta-feira o horário de funcionamento dos shoppings centers para este final de ano. Entre o próximo dia 14 e o dia 23 de dezembro, as lojas vão poder funcionar até as onze horas da noite. No dia 24, véspera de Natal, os shoppings funcionarão das dez da manhã às cinco da tarde, assim como no dia 31, véspera de Ano Novo. No dia 25, Natal, e 1º de janeiro, os shoppings estarão fechados.

A tabela de horários faz parte da convenção coletiva da categoria, definida nos últimos dias por Sincoval e Sindshopping, sindicatos que representam os comerciantes e os funcionários, respectivamente. O acordo também definiu um reajuste de 2,35% nos salários dos empregados, e que as diferenças salariais referentes aos meses de julho e novembro deste ano serão pagas pelas lojas em fevereiro de 2021 ou divididas em três parcelas iguais até o quinto dia útil de janeiro, fevereiro e março do próximo ano.

A convenção traz ainda a tabela de horários dos shoppings nos feriados e datas comemorativas para até junho do próximo ano, quando haverá o início das negociações do próximo acordo.

No próximo dia 10, aniversário de Londrina, no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, no dia 3 de junho, Corpus Christi, e no dia 11 de junho, data do padroeiro da cidade, as lojas vão funcionar das duas da tarde às oito horas da noite. No dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, os shoppings funcionam normalmente, das dez da manhã às dez da noite. O calendário prevê, ainda, que as lojas ficarão fechadas, além do Natal e Ano Novo, na Sexta-Feira Santa, em 2 de abril, no Domingo de Páscoa, no dia 4 de abril, e em 9 de maio, Dia das Mães, quando os empregados estarão compensando o trabalho do Dia do Trabalhador.

Em entrevista à CBN nesta quarta-feira, o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, destacou, ainda, que a convenção coletiva do chamado comércio de rua também já foi fechada para até abril do próximo ano. O calendário traz, resumidamente, o horário normal de funcionamento, das oito da manhã às seis da tarde, de segunda a sábado, e o fechamento das lojas nos domingos e feriados, além de um reajuste de 2,46% nos vencimentos dos trabalhadores.

Ele lembrou, entretanto, que tudo vai depender da liberação por parte do poder público, que, desde o início da pandemia de coronavírus, tem restringido o funcionamento das lojas. Gava disse esperar que o comércio de Londrina inicie 2021 de uma forma mais tranquila, e com os estabelecimentos podendo funcionar dentro do horário estabelecido nas convenções coletivas.

Por Guilherme Batista

Comentários