QUARTA, 24/10/2018, 16:35

Simpósio reúne especialistas para discutir avanços na área da ciência e tecnologia em saúde

Evento realizado aqui na cidade contou com apresentações de trabalhos científicos e palestras com grandes nomes do país na área.

O II Simpósio Inova Saúde foi promovido pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Irmandade da Santa Casa de Londrina. O evento reuniu grandes nomes do país para discutir os principais avanços e tendências da ciência, tecnologia e inovação em saúde. Entre os palestrantes, o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Júlio Felix, que falou sobre o empreendedorismo tecnológico inovador em saúde no Paraná.

O diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Miguel Cedraz Nery, falou sobre tecnologias relevantes para a competitividade da indústria da saúde no Brasil, e Fabrício Campolina, da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde, que abordou o tema “A internet das coisas, o uso dessa ferramenta na pesquisa e inovação em saúde no Brasil.”

O coordenador da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas do Ministério da Saúde, o Biólogo e Doutor em Saúde Pública, Karlos Diogo Chalegre, falou sobre os esforços do Ministério para favorecer um ambiente que valorize a tecnologia e a ciência e cita os trabalhos realizados durante a crise da Zika, em 2015, como um exemplo disso.

O Inova Saúde contou com o apoio das Rádios Globo, CBN Londrina e Ayoba, da Acil e do Sebrae. Karlos Diogo Chalegre elogiou o Simpósio, as palestras e a participação dos setores produtivos. O evento teve ainda um espaço para interação entre os participantes e a apresentação de trabalhos científicos.

O coordenador do Ministério da Saúde avalia que a iniciativa é fundamental para a área da saúde e cita outro evento voltado à inovação e ao empreendedorismo no setor que vai ser realizado aqui na cidade em novembro: o Hackaton Health Tech 2018.

O Hackathon Health Tech 2018 é uma iniciativa do Polo da Saúde de Londrina, do Instituto de Inovação da Irmandade da Santa Casa de Londrina e do Sebrae. A proposta é desenvolver soluções práticas e aplicáveis, a partir do compartilhamento dos problemas de saúde com profissionais da tecnologia. O desafio será de 23 a 25 de novembro na Santa Casa de Londrina.

Comentários