TERCA, 18/09/2018, 11:51

Sindicalista é preso pela Polícia Federal em Londrina

A operação Registro Espúrio apura desvio de R$ 9 milhões derestituição de contribuições sindicais

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, a quarta fase da Operação Registro Espúrio, que apura desvios de valores da Conta Especial Emprego e Salário (CEES).São 16 mandados de busca e apreensão e nove de prisão temporária expedidos para Brasília, Goiânia, Anápolis, São Paulo eLondrina.

Aqui na cidade, foi preso temporariamente o sindicalista Mauri Viana Pereira, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas no Brasil (Fenatracoop). Ele foi preso no apartamento onde mora, no jardim Vale dos Tucanos. A prisão tem a validade de cinco dias. Além da residência, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão de documentos também na sede da federação em Londrina, que fica no Jardim Quebec.

Em nota, a Fenatracoop informa que “irá prestar todas as informações necessárias assim que o departamento jurídico da entidade tiver acesso a integra do processo”.

As investigações indicam a atuação de uma suposta organização criminosa em entidades interessadas em obter, de forma fraudulenta, restituições de contribuições sindicais recolhidas de forma indevida. Segundo a PF, o desvio chega a R$ 9 milhões e os pedidos de restituição eram manipulados pelo grupo com o intuito de adquirir direitos a créditos.

Os investigados devem responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro.

 

Por Claudia Lima

Comentários