QUARTA, 16/09/2020, 15:40

Sindicato de professores estaduais aprova greve no Paraná contra suposta volta às aulas

APP-Sindicato diz que movimento para retorno neste ano letivo de 2020 é precoce e coloca em risco professores e alunos

Os professores da rede estadual de ensino do Paraná aprovaram em assembleia virtual  uma greve contra o retorno às atividades presenciais nas escolas públicas do Estado.

De acordo com o presidente da APP-Sindicato em Londrina e Região, Marcio André Ribeiro a medida  é preventiva caso o governo do Paraná tente retomar as aulas presenciais nesta no letivo de 2020. O professor pontua ainda que outros sindicatos de donos de universidades e escolas particulares de Londrina  tentam o retorno, que pode dar brecha para um retorno precoce, segundo ele, também na rede pública.

De acordo com o presidente do sindicato dos professores a atividade remota está longe do ideal, mas é a forma mais segura para alunos, professores e funcionários longe do contágio do novo coronavírus. .

A  Secretaria de Educação do Paraná informou, em nota, que estranha o posicionamento da APP-Sindicato em decretar uma greve antecipada "sob alegação de provável retorno às aulas presenciais”. A secretaria diz que mantém "diálogo aberto e transparente” com os da entidade de classe.  A assessoria de imprensa da Seed informou que, nas reuniões entre a secretaria e o sindicato, tem sido reforçado que caberá aos profissionais da Secretaria Estadual de Saúde a definição de uma provável data de retorno das aulas presenciais no Paraná.

Por Guilherme Marconi

Comentários