QUARTA, 25/03/2020, 19:20

Sobe para 97 casos confirmados de Coronavírus no Paraná

Londrina mantém três casos confirmados.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 27 casos de coronavírus no Paraná nesta quarta-feira (25). 14 homens e 13 mulheres com idades entre 20 e 54 anos são de Curitiba (19), Pinhais (1), Foz do Iguaçu (1), Maringá (1), Faxinal (1), Campo Mourão (1) Ponta Grossa (2), e São Paulo (1) fora do Estado.

O panorama da doença no Paraná é de 97 casos confirmados, 483 descartados e 3.588 em investigação. Nas últimas 24h, a Sesa descartou 286 casos manualmente devido a instabilidade constante do sistema do Ministério da Saúde.

Históricos de viagens e demais informações sobre casos confirmados podem ser verificadas junto às secretarias municipais de saúde.

Até o momento, o Paraná não tem nenhum caso registrado de transmissão comunitária.

Todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias constam no boletim como casos em investigação.

A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos.

Diariamente os serviços de saúde dos 399 municípios do Paraná notificam os atendimentos de síndromes respiratórias via sistema, isso explica o aumento diário significativo nos números em investigação. Porém, nem toda notificação quer dizer que o caso seja considerado como suspeito.

A Portaria do Ministério da Saúde exige a notificação imediata. Após isto, o serviço de saúde municipal, através da análise clínica, define se aquele paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou não, da coleta de amostra para a realização de testes, ou seja, o número de casos em investigação não significa que todos são considerados suspeitos.

O primeiro caso confirmado em Londrina foi de uma mulher de 52 anos, que começou sentir os sintomas no dia 6 de março ainda na Itália. Ela também passou pela Espanha e chegou ao Brasil no dia 9.

Dos três casos de Londrina há ainda um homem de 37 anos, que retornou de São Paulo no dia 15 de março com sintomas leves de gripe e buscou atendimento em um hospital particular, onde realizou o teste. Ele está em quarentena e é monitorado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

O outro caso confirmado é de uma mulher, de 39 anos, que passou por São Paulo e Santa Catarina e chegou a Londrina no dia 13 de março, e em seguida também buscou atendimento em um hospital particular. Ela também está em isolamento domiciliar sendo monitorada.

Curitiba registra 60 casos confirmados, Cianorte 6, Foz do Iguaçu 5, Pinhais, Ponta Grossa e Londrina 3 casos cada, Maringá, Cascavel e Colombo confirmam 2 casos cada cidade, Campo Largo, Paranavaí, Faxinal, Guaíra, Telêmaco Borba, Pato Branco e Campo Mourão registram cada uma um caso confirmado. Quatro casos são de pessoas em tratamento no Paraná, mas residentes em outros estados.

Londrina é a cidade com o maior número de casos em investigação com 516.

Por Bruno Carraro

Comentários