SEGUNDA, 16/07/2018, 06:10

Sobram vagas em abrigos noturnos de Londrina

Operação Noite Fria tem mais de 200 vagas por noite, mas poucos moradores de rua aceitam a abordagem social e preferem o relento por causa do uso de entorpecentes.

A temperatura voltou a cair na última semana, mas apesar disso, a prefeitura de Londrina por meio da Secretaria de Assistência Social, não registrou aumento de moradores de rua em abrigos da cidade.

A Operação Noite Fria atende uma estimativa de 500 pessoas que hoje vivem em mais de 54 locais públicos ao relento. Há três anos, nesse mesmo período do ano a prefeitura contabilizava em média 300 moradores de rua na cidade, um aumento expressivo nos últimos anos.

De acordo com a diretora de proteção social especial da Secretaria de Assistência Social de Londrina, Josiani Nogueira, são 145 vagas disponíveis diariamente nos abrigos da prefeitura, mas sobram entre três e cinco vagas todos os dias.

No inverno o esforço é maior com abordagens nas ruas. Mas de acordo com Josiani o uso de entorpecentes por parte das pessoas em situação de rua aumentou significativamente, por isso, eles não aceitam a vaga no abrigo durante a noite.

Cinco entidades estão cadastradas pela prefeitura para atender à população de rua.

Hoje são disponibilizadas pouco mais de 200 vagas em leitos, com possibilidade de aumentar. São 154 já disponíveis o ano todo, 32 vagas que vão abrir em agosto e outras 64 abertas para o inverno. Os trabalhos seguem até setembro.

A prefeitura também disponibiliza até R$ 12 mil mensais para os moradores de rua de outras cidades retornarem à origem, a prefeitura paga a passagem de volta para essas pessoas.

O trabalho aqui é de acolhimento. As equipes se dividem nos horários entre 7h da manhã até 11h da noite e das 11h da noite à 1h da madrugada.

São quatro meses de Operação Noite Fria. A população pode solicitar a visita de uma equipe em locais onde há moradores de rua pelo telefone 9 9991-4568, ou 3378-0414. A população também pode doar alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas e cobertores que serão distribuídos nas entidades, dúvidas sobre os locais de entrega podem ser respondidas pelo telefone 3378-0417.                                                                 

NOTA RETORNO:

Foi divulgado, na última semana, pela prefeitura de Londrina o chamamento público para entidades que querem fazer parte da Operação Noite Fria em 2019, o chamamento está disponível no site do município e contém informações para fazer parte do processo, como os valores que serão pagos para os abrigos disponibilizarem as vagas. O edital pode ser acessado pelo endereço eletrônico londrina.pr.gov.br/assistenciasocial .          

Por Bruno Carraro

Comentários